Hoje trago a resenha de Atrás do espelho, o segundo livro da trilogia O lado mais sombrio. Tem resenha do primeiro livro aqui (acesse o link).
“Não importa a distância que tente colocar você sempre estará ligada a mim.”
Faz um ano que Alyssa Gardner abdicou do seu posto de rainha no País das Maravilhas para viver com sua família e o namorado, Jeb. Os dois apaixonados não têm andado tão juntos; isso porque Jeb está focado no seu trabalho com as pinturas, já que vai para Londres em breve. Ele e Alyssa planejam morar juntos. Alyssa quer acompanhar o seu namorado e realizar o sonho de ser universitária inglesa.
Longe do sanatório, Alison é uma mãe dedicada e controladora. Sua filha tenta compreender tanta proteção. Isso porque Morfeu tem visitado Alyssa em sonhos. Essas visitas se tornam cada vez mais frequentes, e a menina tem quase certeza de que algo ruim está acontecendo.
É o ano de sua formatura, e Alyssa está focada em tirar boas notas para convencer seus pais de suas responsabilidades e da ida para Londres. O problema é que a ausência de Jeb está a deixando aturdida. Há quase um mês que os dois conversam apenas por mensagens! É chegada a hora de marcar um encontro. Jeb diz que, após a aula, vai buscar Alyssa e levá-la a algum lugar misterioso.
Alyssa e Jeb trocam beijos e abraços! O casal curte o momento a dois em um canal de esgoto desativado (que escolha para um lugar romântico). Alyssa sente um calafrio na espinha quando percebe uma enchente a caminho. Ela é pega de surpresa, e o inesperado acontece: Morfeu aparece diante dela e revela que o País das Maravilhas está sendo destruído. Será que Alyssa vai acreditar no que Morfeu lhe disse? E Jeb, será que foi consumido pela enchente?
Atrás do espelho: realidade versus fantasia
Como já mencionei, Atrás do Espelho é o segundo livro da trilogia O Lado Mais Sombrio. Morfeu é o personagem principal neste segundo livro, pois grande parte dos incidentes foi manipulada por ele. Sua tentativa é convencer Alyssa de que o lugar dela não é no reino humano, mas no País das Maravilhas.
Alyssa é uma garota forte e, mais do que nunca, amadurecida. Todos os seus planos não se baseiam em ser rainha, mas em ter uma vida com Jeb.
A mãe da garota, Alison, aparece com frequência neste segundo livro. No início, conhecemos uma mãe controladora que não perde um momento para castigar a filha, tentando separá-la do namorado. Ao longo do enredo, todos os seus motivos de proteção se justificam em um momento de revelação. As duas se unem na metade do livro (não posso revelar como).
Não posso deixar de citar que o triângulo amoroso é mais forte; Alyssa não confessa em voz alta, mas fica dividida entre Jeb e Morfeu. O lado humano de Morfeu é simplesmente apaixonante; ele quer provar para Alyssa que, mesmo manipulando as situações, ele a ama e vai esperar o tempo que for preciso para tê-la.
Por outro lado, Jeb não lembra do que aconteceu no País das Maravilhas; suas memórias, apagadas pela escolha de Alyssa, o deixam confuso nos momentos em que Morfeu aparece. Mesmo com todas as dificuldades, Jeb quer proteger sua amada e demonstra devoção completa por sua musa.
A narrativa não causa a mesma euforia que o primeiro livro. Atras do Espelho é um pouco morno, pois a maioria dos fatos não se passa no País das Maravilhas, mas no mundo humano.
Os intraterrenos realmente invadem, e Alyssa fica perdida em certos momentos. Cabe a Morfeu estabilizá-la. A capa é perfeita; sou apaixonada pela escolha de cores e detalhes desses personagens. E mais uma vez, a tendência dark continua em Atrás do Espelho. Os personagens são complexos e obscuros, tornando o enredo interessante. O contraste entre o mundo humano e o País das Maravilhas levanta questões sobre o que é real e o que é ilusório, explorando o impacto da fantasia na vida cotidiana.
Recomendo a de Atrás do Espelho para quem leu O Lado Mais Sombrio e para os leitores que apreciam releituras sombrias. Anseio pelo terceiro livro, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. A autora divulgou em suas redes que o último livro será lançado no final de 2015 nos EUA.
“Para obter dele a verdade sobre tudo, tenho que assumir o controle. Morfeu floresce com atenção, seja ela positiva ou negativa. Ele se diverte com a raiva que tenho dele, assim como se diverte com meus atípicos acessos de adoração. O quem ele não consegue suportar é a indiferença. Ela o deixa carente e, por sua vez, vulnerável. Então é exatamente isso que ele terá de mim. Completo e total desinteresse.”
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
1 comente
[…] O Lado Mais Sombrio, Howard recria com genialidade o País das Maravilhas, criado por Lewis Carroll. Os personagens […]