Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver, de Anne Lamott, publicado pela Editora Sextante, superou minhas expectativas. Inicialmente, pensei que seria uma leitura maçante, uma receita de bolo sobre como escrever, um autoajuda que enrola e não diz nada. Mas, felizmente, Anne Lamott nos presenteou com um livro repleto de dicas úteis, reflexões sobre a vida e um toque de humor que torna a leitura muito agradável.
O livro é dividido em cinco partes. Antes delas, há uma introdução na qual Anne compartilha sua perspectiva sobre a escrita, narrando como entrou nesse universo. A primeira parte é intitulada “Escrever”; a segunda, “A mentalidade certa para escrever”; a terceira, “Ajuda ao longo do caminho”; a quarta, “Publicação – e outros motivos para escrever”; e a quinta, “A última aula”.
Um dos pontos mais importantes que um aspirante a escritor deve ter em mente, segundo Anne Lamott, é que escrever é mais importante do que ser publicado. Não que ser publicado não seja algo mágico – afinal, se você escreve, é porque deseja ser lido, certo? No entanto, “há uma porta que todos queremos atravessar e o ato de escrever pode nos ajudar a encontrá-la e abri-la… pode nos fazer prestar atenção, suavizar o caminho e nos despertar.”
Palavra por palavra: ritual de escrita
Desde a primeira parte de Palavra por palavra, Anne faz esse alerta e, ao longo do livro, compartilha experiências pessoais, alertando os aspirantes a escritores sobre as armadilhas que podem surgir. Ela também faz referências a diversos escritores famosos.
Uma dessas armadilhas, que me fez rir, é chamada “Estação de rádio QMRD” – ou, simplesmente, “que merda”. Essa estação toca na cabeça do escritor, e uma das piores músicas que ela toca é a autodepreciação. Outra voz terrível é a inveja: você vê aquele escritor, que não considera tão talentoso, tendo sucesso enquanto você não. Isso pode ser um dos momentos mais difíceis da vida de um escritor.
Anne ministrou cursos de escrita criativa, além de ser escritora e filha de um escritor. É dessa experiência que vem seu conhecimento sobre o processo de escrita, publicação, agentes literários e editores.
Como mencionei, Palavra por palavra é um livro que traz reflexões sobre a vida, repletas de relatos da autora, mas também oferece dicas práticas. Por exemplo, todo escritor deve observar tudo e todos, andar sempre com fichas de anotações e exercitar o subconsciente, onde as melhores histórias se desenvolvem.
Anne também aborda a criação de personagens, tramas, diálogos, cenários, argumentos, esboços ruins e o processo de publicação. Palavra por palavra é indicado para quem gosta de estudar e busca dicas para desenvolver suas habilidades de escrita.
O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!
3 comentários
Oii!
Adorei o tema do livros, mesmo que só seja aspirante a escritora nos meus sonhos! haha
Vitória, http://www.vicio-de-leitura.com
Eu preciso tanto desse livro e não acho de jeito nenhum para comprar.
Infelizmente, ele está fora de catálogo. Você pode encontrar na Estante virtual.