Home Resenhas Resenha || A irmã da Sombra | Lucinda Riley

Resenha || A irmã da Sombra | Lucinda Riley

por Amanda Melo

Em A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, Pa Salt é um velho homem que tomou a incrível decisão de adotar sete meninas. Para cada uma deu-lhes o nome que compõe uma constelação. Sua morte foi misteriosa e desagradável e dessa forma deixou suas meninas com um dever: cada uma deveria receber pistas para procurar suas origens. Maia e Ally fizeram suas viagens beirando o presente e o passado para que dessa forma construíssem um futuro melhor.

“Cultive não apenas o esplêndido jardim que criamos juntos, mas talvez o seu próprio, em outro lugar. E, mais do que tudo, cultive a si mesma. E siga a sua própria estrela. Chegou a hora” 

Chegou a vez de Estrela, uma personagem inanimada e sem muitos problemas ou sofrimentos. Seu destino? Uma pequena e estranha livraria onde encontrará Orlando, que terá as respostas necessárias para seguir com a sua busca.

Após descobrir que o seu destino está ligado ao de Flora MacNichol, uma mulher que viveu no início do século XX cheia de mistérios e um deles foi passar sua vida nas sombras, abdicando de sua família e das pessoas que amava. Fez coisas que mudou as gerações seguintes e sem dúvida mudou a vida de Estrela. Cabe a jovem encontrar a luz em meio as sombras! Será que ela vai conseguir?

“O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro” 

Por mais que a personagem não tenha um crescimento forte nos livros anteriores, percebemos uma evolução no que se diz respeito à independência por buscar as questões do seu passado. A simplicidade da protagonista é o que a torna cativante e complexa. Comparo a uma flor exótica que não germina sem os cuidados necessários: sol, terra fértil, água. etc. forma os ingredientes necessários para que ela amadurecesse. Sem contar que Pa Salt, o seu pai adotivo, deu-lhes uma nova chance de conhecer a si mesma através das pistas.

Um fato curioso é que mesmo sendo uma série de livros podemos realizar uma leitura independente, pois uma história não liga a outra. Cada irmã teve sua busca e dessa forma procuraram nas pistas as respostas de seu passado.

“Muitas vezes, a coragem silenciosa, a gentileza e a força interior passam despercebidas. Ela não transformou o mundo, mas tocou as vidas de quem estava à sua volta e as mudou para melhor. E, ao fazer isso, encontrou a si mesma” 

A irmã da sombra: a história de Estrela

O título diz muito da narrativa porque liga a vida de Estrela com a de Flora. Em minha opinião, foi uma jogada de mestre da autora! Por muito tempo ambas viveram nas sombras até que um boom muda o destino das duas. E dessa forma as personagens secundárias ganham papéis essenciais na vida de Estrela e de Flora, a exemplo Ally, que tem sua história narrada concomitantemente com a de sua irmã.

Por mais que não seja apaixonada pelos livros da Lucinda consegui me ligar a esse. Talvez pela personalidade de Estrela e identificação em alguns momentos. Em A irmã da sombra os fatos acontecem naturalmente e não há uma “forçação” para que a personagem atinja os seus objetivos. Outro fato legal é o transitar entre passado e presente por não causar confusão. Consegui compreender cada detalhe e ligá-los. Houve momentos em que chorei, em outros torci para que Estrela tive um final merecido e, por fim, deixei acontecer e me surpreendi com o final escolhido pela autora.

A irmã da sombra tem uma ambientação é digna de cinema! A descrição Londrina em meados do século XX ao passo em que conhecemos a zona rural de Cúmbria torna a obra deliciosa e cativante. A capa e diagramação são detalhes porque a história não deixa DESEJAR. Realizamos uma viagem maravilhosa em meio a lugar pacato e tentador. Desse modo, recomendo a leitura de A irmã da sombra para todos os que acompanham a série e apreciam a escrita da Lucinda. Mesmo aqueles que ainda não conhecem a escrita da autora, esse é um livro para se apaixonar.

Se interessou pela obra? O Blog é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link, eu ganho uma pequena comissão e você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar minha eterna gratidão por apoiar meu trabalho.

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.