quinta-feira, junho 27, 2024
Home ResenhasFantasia A vida invisível de Addie LaRue | V. E. Schwab

A vida invisível de Addie LaRue | V. E. Schwab

por Nilda de Souza

A vida invisível de Addie LaRue,  V. E. Schwab, Galera Record. Addie LaRue fez um pacto com um deus antigo. Estele, a anciã da vila, já havia advertido, “nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer”. Essa história, entre outros temas, fala do preço que a gente paga por nossas decisões, nossos desejos. Tudo tem um preço.

Addie paga um preço altíssimo por seu desejo de ser livre. O preço por sua coragem de não seguir o que seus pais e a sociedade da época haviam escolhido para ela: esposa e mãe. 

Uma história que faz a gente refletir sobre o papel da mulher na sociedade. Addie estava destinada a uma vida limitada, sem nunca poder sair da pequena vila. Sem poder conhecer o mundo. 

“A escuridão afirmava que tinha lhe concedido a liberdade, mas na verdade isso não existe para uma mulher, não em um mundo em que elas são aprisionadas em suas roupas e deixadas de lado, dentro de casa, não em um mundo que só os homens têm permissão de perambular por onde querem.”
E. V. Schwab

Schwab gosta do tema escuridão como metáfora para falar de assuntos bem humanos

A vida invisível de Addie LaRue foi uma leitura agradável na maior parte do tempo. Achei algumas partes maçantes, mas nada que atrapalhe a leitura. Foi só mesmo porque gostei muito do Luc, então eu queria mais dele, mas a narrativa se detém no Henry. 

E é compreensível, pois Henry é o contraponto para a gente perceber o quanto Luc é problemático, por mais fascinante que ele seja. A história é estruturada no presente e no passado. Fiquei muito atenta nos capítulos do passado. 

Addie é uma personagem impressionante. Ela passa por situações terríveis, porém nada a faz mudar a sua decisão inicial. Ou melhor, quase nada. 

O que fala o livro A vida invisível de Addie LaRue?


O embate entre os dois personagens, Luc e Addie, é o que há de mais interessante para mim. Addie, uma simples humana, consegue travar uma batalha por séculos com um deus da escuridão. 

Addie tem uma vida invisível, sem deixar marcas. Ninguém nunca se lembra dela. É muito triste. Luc é um deus que barganha almas. Tem a eternidade a seu favor. Mas a eternidade pode ser muito solitária. 

Outro ponto importante na obra, desenvolvido de forma competente, é a representatividade lgbtqia+. Se você gostou da trilogia Um tom mais escuro da magia vai gostar de A vida invisível de Addie LaRue. Acho que Addie tem características de Lila. 

Se você está procurando uma fantasia com personagens lgbtqia+ A vida invisível de Addie LaRue é para você. 

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.