Home Parceira Editoras Resenha | A natureza da mordida | Carla Madeira

Resenha | A natureza da mordida | Carla Madeira

por Nilda de Souza

A Natureza da Mordida, de Carla Madeira, é uma daquelas histórias que nos fazem refletir sobre questões profundas da vida, como a possibilidade de romper ciclos de mágoa e buscar a reconciliação.

Você é alguém que acumula ressentimentos ao longo do tempo? Como lida com esses sentimentos? Tem dificuldade em perdoar? E se, de repente, o tempo para o perdão se esgotar? Afinal, a vida frequentemente nos surpreende com sua imprevisibilidade.

Neste livro, Carla Madeira apresenta as histórias entrelaçadas de Olívia, uma jovem jornalista, e Biá, uma psicanalista aposentada que enfrenta o Alzheimer. A narrativa alterna entre as anotações de Biá e os relatos de Olívia, desvendando, aos poucos, as razões por trás das dores e mágoas de ambas.

As protagonistas são confrontadas pelo peso das decisões do passado, refletindo sobre os erros cometidos e as cicatrizes emocionais que carregam. O tempo surge como o grande carrasco na trajetória de ambas, apressando os confrontos e adiando os acertos.

A natureza da mordida explora a complexidade das relações humanas e as diferentes formas de amor — romântico, fraternal e amor-próprio —, examinando como esses sentimentos se manifestam nos momentos de maior vulnerabilidade.

A Natureza da Mordida: culpa e arrependimento

“Esqueça tudo que eu disse e guarde apenas o que vou te dizer agora: não saber nem sempre é o pior lugar.”

Carla Madeira é conhecida por sua escrita poética e intensa, e também por sua habilidade em abordar perdas e sofrimentos sem deixar de lado uma perspectiva de redenção e esperança. No entanto, ler Carla é um desafio: embora sua linguagem seja acessível, os temas que ela traz não oferecem respostas fáceis ou binárias.

Se em Tudo é Rio ela fala sobre violência- filicídio, abordando a possibilidade de redenção (uma escolha que recebeu críticas), em A Natureza da Mordida ela se aprofunda em questões igualmente sensíveis. 

A trama investiga o complexo sentimento de um pai em relação à filha, abordando de maneira sutil e aberta a temática do incest0 e, sobretudo, o trauma gerado pela ausência paterna.

“Quando a gente faz o mal, sabe. O mal não é coisa de distraído. Embora a dor a gente possa provocar até dormindo.”

O título de A natureza da mordida, a meu ver, é metafórico tanto à violência explícita quanto à silenciosa, que permeia as relações entre as personagens.

O Ave, livro faz parte do Programa de Associados da Amazon. Se você fizer sua compra através do meu link, receberei uma pequena comissão, o que me ajuda a manter o site no ar. Sua contribuição é valiosa. Obrigado por apoiar meu trabalho!

Voce pode gostar

Deixe um comentário

@2024 – All Right Reserved. Designed and Developed by PenciDesign

Todas as fotos e textos publicados são produzidos por Nilda de Souza, exceto quando sinalizado.